Cozinha experimental – Bolinho de arroz de forno

“Eu e o Diego sempre fomos adeptos da “cozinha experimental”, vamos para o fogão sem medo de errar, misturamos ingredientes, temperos, testamos sabores… Com a chegada da Mônica e a minha saída do trabalho almoçamos juntos em casa todos os dias e estamos com mais tempo para testar novas receitas, com mais tentativas estamos chegando a resultados melhores e descobrindo que uma alimentação mais saudável e variada pode estimular a criatividade tanto quanto desenhar ou tocar um instrumento. Estamos nos divertindo muito com esse processo e – modéstia à parte – vimos que levamos jeito com a coisa. por isso decidi criar a tag ‘cozinha experimental’ aqui no blog onde vou compartilhar nossas receitas bem sucedidas.

Os pratos não necessariamente serão sucesso com as crianças, mas certamente são sucesso com os pais e podem ser opções para dar uma variada no cardápio. Lembrando que não somos nutricionistas nem culinaristas, portanto não saberemos precisar valores nutricionais das receitas que serão divulgadas aqui. Ainda assim esperamos que aproveitem, testem e tragam um feedback dos nossos pratos!”

A receita dessa semana é:

Bolinho de arroz de forno:

wpid-2013-11-28-12.32.23.jpg

Eu adoro bolinho de arroz, mas ODEIO fritura! E não é só por conta da saúde, é porque faz muita sujeira, vai um caminhão de óleo e deixa a casa cheirando por dias! Por isso aqui em casa começamos a experimentar fazer bolinhos de arroz no forno, tentamos de várias maneiras até chegar à esta receita que fica ótima!

Ingredientes

2 xícaras de arroz pronto (aproximadamente, na prática é o que tiver de sobra de arroz na geladeira)

1 ovo batido

1 colher de sopa de tempero base de cebola (receita aqui)

1/2 xícara de aveia em flocos

sal e pimenta à gosto

Preparo

junte todos os ingredientes em um recipiente grande. Disponha pequenas porções (você pode usar duas colheres de sopa para ajudar a moldar os bolinhos) em uma assadeira antiaderente, leve ao forno à 180° por 15 minutos ou até dourar. Coma ainda quentinho e delicie-se!

Dicas

A ‘massa’ tem que ficar molhadinha, mas permitir que o bolinho não se desmanche na forma. Se você achar que ela ficou muito molhada pode acrescentar uma colher de sopa de farinha de trigo, se achar que ficou muito seca acrescente mais tempero de cebola.

Você pode trocar o tempero por uma cebola bem picadinha, mas não dá o mesmo efeito…

Aqui em casa eu faço os bolinhos com cortadores de biscoito, encho eles com uma colher e puxo, os bolinhos ficam em formato de círculo, coração, estrelinha…

Eu congelei o que sobrou e ficou bem aceitável depois de descongelado, mas o bom mesmo é comer quentinho e na hora.

Sinceramente acho mais gostoso o bolinho assado do que o frito. Ele fica mais sequinho e crocante, além de ser bem mais prático. Espero que gostem!

Anúncios

Um comentário sobre “Cozinha experimental – Bolinho de arroz de forno

  1. Pingback: Cozinha experimental – almoço para o bebê comer com as mãos | Eu mamãe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s