Dois passos para a frente, um para trás

Uma das coisas mais interessantes de se acompanhar tão de perto o desenvolvimento de um pequeno ser humano é perceber que este não é algo linear… O desenvolvimento se assemelha mais a uma dança, vai, volta, rodopia, avança, recua, sempre em movimento…

Desde que adquiriu a habilidade de engatinhar a Mônica está adquirindo mais autonomia, fica mais tempo com seus brinquedos, mais tempo sem mamar… Porém, em alguns momentos, parece que toda essa ‘independência’ gera uma certa insegurança no meu bebê… E então ela recua, quer mais colo, quer o peito o tempo todo, fica mais chorona como se tentasse me dizer que ainda não está preparada para amadurecer. Depois de alguns dias de muito colo, muita teta, choros durante o meu banho e uma mãe já de cabelo em pé – por mais que eu consiga entender estas fases é quase impossível não se estressar  um pouco – ela se acalma, volta a se distanciar, fica mais confiante… É como se a segurança de saber que estou disponível para ela lhe devolvesse a confiança que ela precisa para continuar indo adiante.

E fico feliz e agradecida por poder estar ali para ela, por poder segurar sua mãozinha, lhe dar colo, estar junto. Pois essa insegurança, este avança e recua, não acaba nunca… Mesmo quando for adulta minha filha ainda sentirá muito frio na barriga, muita insegurança, porque isso é normal, mas saber que se tem um apoio – que hoje somos eu e o Diego, mas amanhã poderá ser estendido aos amigos, companheiro(a), colegas –  alguém para segurar tua mão, para conversar ajuda muito…

E assim sigo admirando aqui a evolução do meu bebê, dois passos para frente e um para trás, avançando devagar, mas segura, sem atropelos, tudo a seu tempo… E me emociono…

Image

Na última semana ela só queria dormir assim no meu colo… A coluna ficou em frangalhos, mas passou 🙂

2 comentários sobre “Dois passos para a frente, um para trás

Deixe um comentário

